Home »
TECNOLOGIA
» Robô Asimo da Honda
Robô Asimo da Honda
Posted by BAIXE PE
Posted on 14:12
with No comments
- Uma das maneiras que a Honda encontrou de testar toda a sua capacidade de fazer tecnologia é através do robô Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility). Desde 1986, a marca trabalha na criação de robôs humanóides. Nos primeiros modelos, o foco era conseguir simular movimentos humanos nas pernas. Após isso conquistado, o objetivo era caminhar e subir escadas mantendo estabilidade. Na seqüência, cabeço, corpo e braços foram adicionados. O primeiro robô da Honda pesava 175 kg e o modelo atual pesa 52 kg. Hoje, o Asimo já consegue caminhar por pisos irregulares, virar suavemente, subir e descer escadas, alcançar e segurar objetos, acender e apagar um interruptor de luz e abrir e fechar portas. Além disso, ele responde a comandos de voz, reconhece feições de um grupo selecionado de indivíduos, pode auxiliar pedestres a atravessar a rua utilizando câmeras instaladas nos seus olhos, mapeia o ambiente, registra a presença de objetos e desvia de obstáculos. O robô, que normalmente acompanha a marca nos salões do automóvel do mundo, agora tem ainda mais novidades tecnológicas.
A Honda desenvolveu uma maneira de vários Asimo trabalharem em conjunto e de maneira coordenada, de modo ainda mais suave. Outra novidade é que ao perceber a presença de outra pessoa, o Asimo pode escolher entre recuar, dando um passo para atrás, se tiver espaço, cedendo passagem ou seguir seu caminho.
O Asimo também agora pode recarregar a sua bateria sozinho quando necessário. Ao identificar que a carga da bateria está baixa, o Asimo automaticamente identifica onde está a central de recarga e se dirige a mais próxima. O robô da Honda também pode desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo como: carregar uma bandeja e empurrar o carrinho.
Mas onde a Honda quer chegar com o Asimo? Hoje, ele já atua como guia turísticos em museus e como recepcionistas em algumas empresas de tecnologia no Japão. Mas no futuro, ele poderá ser utilizado em outras tarefas como o auxílio a pessoas com necessidades especiais, fazendo o papel de olhos, ouvidos, mãos e pernas desses indivíduos.
0 comentários:
Postar um comentário